fbpx

Lorenna Barcelos Books

Os Cinco Sobreviventes, novo livro da Holly Jackson

Os cinco sobreviventes é o mais novo lançamento e primeiro thriller de Holly Jackson, mesma autora de Manual de Assassinato para boas garotas. Nessa história seis amigos partem em uma viagem de trailer da qual nem todos sairão vivos.

A trilogia Manual de Assassinato para Boas Garotas deixou um vazio quando chegou ao fim – aliás, um ótimo final – e sempre fica aquele desejo de que a autora tivesse mais livros. Holly Jackson então surpreendeu os leitores anunciando Five Survive, que no Brasil tem o título de Os cinco sobreviventes.

Nesse novo livro acompanhamos a viagem de seis amigos, que resolvem viajar de trailer para encontrar a turma da escola no final do caminho. Acontece que a viagem não termina conforme o planejado.

Os seis ficam sem internet, não conseguem atualizar o GPS e por isso vão parar em um lugar completamente isolado, escuro e longe da civilização. Pra completar o pneu fura, e é aí que as coisas começam a dar muito errado. Muito MESMO.

Eu adorei cada minuto dessa história, e é bom começar dizendo que a narrativa é bem rápida, e acho que essa é uma característica da autora, acrescentar quebras que fazem com que sua escrita não fique maçante. E aqui em Os Cinco Sobreviventes, temos uma narrativa que se dá a cada algumas horas.

os cinco sobreviventes holly jackson

Dessa forma a leitura fica cada mais dinâmica, com mais adrenalina e o leitor tem a sensação de que a história está fluindo (e indo cada vez mais ladeira abaixo!).

Outra coisa muito interessante são os personagens. Seis adolescentes, quase adultos, dentro de um trailer, a caminho de uma viagem para comemorar o fim do ensino médio. Eles não poderiam estar mais felizes, certo? Errado. Red é quase que uma das “protagonistas” e ela enfrenta vários dilemas. Aliás, a viagem está sendo feita de trailer por causa dela, já que sua amiga Maddie fez questão que ela fosse também, mas Red não teria dinheiro pra ir de avião.

Cada uma dessas pessoas tem alguma questão, e no meio da narrativa vamos descobrindo quais são. Esses jovens então são surpreendidos por nada menos que um atirador, que começa a disparar contra o trailer, no meio do nada. É aí que as coisas começam a ir de mal a pior.

"Não havia sido aleatório. Não era o lugar errado na hora erada. Foi planejado. Foi tudo planejado.”

Enquanto o atirador informa quais os termos para libertar os jovens, os ânimos dentro do veículo começam a aflorar. O clima de suspense é tão instigante quanto o fato de que começamos a ver os personagens como eles realmente são, ou seja, naqueles momentos de tensão, como cada um vai agir.

Quando colocado sob determinada situação o ser humano se comporta de formas diferentes. E a autora soube usar isso muito bem para moldar a personalidade de cada um dos personagens. E nesse estágio da leitura você já desconfia de tudo e todos.

É muito assustador se colocar no lugar desses jovens e pensar “o que eu faria?”, eu, por exemplo, virava a página muito tensa, por que a qualquer momento qualquer coisa poderia acontecer, inclusive um deles tomar um tiro.

E, sim, muita coisa acontece, a história se passa durante a noite inteira, e imagina como esses jovens já não estão no momento do desfecho?

Holly Jackson acertou mais uma vez escrevendo um final muito eletrizante, com mais do que se propos. Digamos que o atirador só queria uma coisa em troca, mas ganhou muito mais do que isso; o leitor também, fomos brindados com uma trama que foi bem elaborada, envolvia mais questões do que aparentava e ainda surfou na onda de uma trope* que costuma chamar muita atenção: a máfia.

Mas não se preocupe, isso é só mais um detalhe e a história não gira em torno disso. Acho que autora simplesmente decidiu pegar um gancho nesse tema que mexe tanto com a cabeça de leitoras jovens. Isso, por si só, já daria uma discussão, mas foi colocado de maneira natural na história, tudo fez sentido e ficou bem redondinho e crível, juntando todas as pontas soltas.

Vale lembrar que, assim como a trilogia, esse é um livro voltado ao público jovem (YA, Yang Adult)*, por isso não dá pra esperar nada muito aprofundado e intrincado, até por que a história se passa de maneira bem rápida. Mas dá pra notar novamente o talento da autora em fazer uma história simples e voltada para outro público, e que te prenda tanto, provando que não precisa ser raso só por ser escrito para jovens.

Outro ponto positivo, Holly Jackson não tem medo de criar finais atípicos e nada convencionais. Não espere final feliz ou tudo resolvido de maneira simples. Coisa que também amei na trilogia, e agora em Os Cinco Sobreviventes.

Recomendo muito o livro para você quer quer um suspense, com personagens com alguma personalidade, segredos e reviravoltas e uma dose de drama pessoal. Alguns capítulos podem conter cenas gráficas, nada muito pesado, mas é bom avisar.

Holly Jackson acertou novamente e estou ansiosa para o próximo título da autora.

Nota:

Sinopse:

Red Kenny e seus cinco melhores amigos decidiram alugar um trailer e pegar a estrada rumo a uma viagem inesquecível na praia para comemorar o fim do ensino médio. Enquanto a maioria dos adolescentes está pensando na faculdade, Red tem outras preocupações: órfã de mãe e com o pai alcoólatra, ela precisa dar um jeito em sua vida. Mas ninguém imaginou que o grupo jamais chegaria ao destino desejado.

De repente, no meio da noite, todos os pneus furam ao mesmo tempo e o veículo fica sem gasolina. Presos no meio do nada e sem sinal de celular, não há como pedir ajuda. Quando tiros começam a atingir o trailer, fica claro que foi tudo planejado. Os seis estão encurralados por uma pessoa armada disposta a matá-los, a menos que deem o que ela quer: um segredo.

Restam oito horas até o amanhecer. Para salvar a si mesmos, os amigos precisam descobrir quem é o alvo do atirador escondido na escuridão e por quê. Aos poucos, verdades inconfessáveis e turbulentas começam a vir à tona… mas alguém está mentindo. E isso vai custar a vida de um deles.

Com uma narrativa ágil e assustadora, Os cinco sobreviventes traz uma trama cheia de revelações, na qual nada é o que parece. O primeiro thriller de Holly Jackson fora do universo da série best-seller Manual de assassinato para boas garotas promete deixar os fãs tensos e sem fôlego até a última página.

Assista ao vlog de leitura no canal. Lembrando que o vídeo tem spoiler do livro!

Ficha técnica:

Título: Os cinco sobreviventes
Título original: Five Survive
Autor (a): Holly Jackson
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 488
Ano de Publicação: 2023 | Brasil: 2023
Compre o livro: Amazon

* Trope

Tropes literárias são recursos narrativos, aquilo que o escritor usa para conduzir suas histórias. Ou seja, é o “tema” no qual a história vai se desenrolar.

Por exemplo, uma trope muito usada, é amigos que se apaixonam, ou “friends to lovers”, então o leitor sabe que é um romance onde em algum momento os amigos vão começar a gostar um do outro.

* YA, Yang Adult

Livros que tem como personagens principais pessoas jovens caminhando para a idade adulta, com seus 14 a 18 anos, estando no ensino médio ou chegando ao fim dele.

Podem abordar temas que permeiam o dia a dia de jovens, também temas sensíveis ou de muita mudança, relacionado a identidade.

Você pode encontrar livros YA dos mais diversos gêneros, como fantasia, policial, suspense, romance, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *