fbpx

Lorenna Barcelos Books

Lugar errado, hora errada de Gillian McAllister

Lugar errado hora errada spoiler

Lugar errado, hora errada é um suspense inteligente e cheio de reviravoltas que conta a história de uma mãe que volta no tempo enquanto tenta evitar uma tragédia envolvendo seu filho

Resenha sem spoiler

São quase duas da manhã na véspera do dia das Bruxas e Todd ainda não chegou em casa, testando os limites do horário estabelecido pela mãe. A preocupação de Jen diminui assim que, da janela, ela vê o filho apontar ao longe na rua escura. Mas seu alívio dura pouco. O pânico toma conta quando ela testemunha o filho esfaqueando um completo estranho. E assim começamos a leitura de Lugar errado, hora errada.

Gillian McAllister conta em seus agradecimentos que teve a ideia de escrever “um romance policial em que você tem que impedir o desfecho, contado de trás para a frente”, mas a história é bem mais que isso. Jen é uma mãe comum, advogada e esposa, que tem um filho adolescente e um marido maravilhoso. Sua vida desmorona quando ela vê Todd cometendo um crime e ela não vai medir esforços para tentar defender o filho. A forma como ela vai fazer isso é a grande sacada na narrativa.

Tema de volta no tempo costuma trazer histórias complexas, muitas vezes confusas e com final insatisfatório. Mas aqui em Lugar errado, hora errada é tudo bem amarradinho, e o que é tão profundo se torna simples. Não que a narrativa seja rasa, muito pelo contrário. A habilidade que a autora teve de manter o leitor imerso nesse dilema é bem louvável. A história é narrada em terceira pessoa, porém passa a intercalar com um personagem que chega para virar a história de cabeça para baixo.

A medida que Jen vai voltando no tempo entendemos que o ponto principal talvez não seja o crime que o filho cometeu, e sim algo muito mais obscuro envolvendo a própria família. Além de não saber que é a vítima, enquanto ela volta no tempo é impossível para Jen contar com algum apoio, já que ela volta para trás, ou seja, tudo que ela desabafar com alguém, no dia anterior já não existe.

Parece estranho mas na história tudo faz total sentido. E eu consegui contar pelo menos três grandes momentos de virada, onde achei que ia acontecer uma coisa mas foi completamente diferente! O final é realmente surpreendente, e gostei de como as coisas se “resolveram”. Essa história não te deixa cheia de perguntas, mas entrega todas as respostas.

Então se você quer ler um livro que te surpreende e ao mesmo tempo não entrega tudo de bandeja no início, essa é a história certa para você! E como sei que vocês são curiosos…

Atenção, spoilers a frente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

GEN-TE, o que foi isso? Vou fazer um resuminho aqui do que se trata o livro:

  • Jen não precisava voltar no tempo para impedir o crime que o filho cometeu e SIM impedir um sequestro
  • Seu marido Kelly na vida “atual” mentiu pra ela por 20 anos, ele era um policial infiltrado
  • Quando vai voltando no tempo o leitor entende que Ryan na verdade é o marido da Jen, Kelly é o nome que ele usa como policial infiltrado
  • Jen volta para impedir o crime que Ryan/Kelly está tentando desvendar, e a bebê que seria sequestrada é a namorada do filho na vida “paralela”
  • Quando ela volta mais de 15 anos Ryan está disposto a largar a vida dupla por ela, por que se apaixonou, e ela ainda descobre que o próprio pai era envolvido com o quadrilha que Ryan/Kelly investigava
  • Ou seja, no início o leitor pensa que o marido está mentindo pra ela e envolvido com o crime, mas a medida que ela vai voltando entendemos que o marido na verdade está tentando evitar os crimes
  • Assim quando ela resolve tudo, volta pro presente e nada aconteceu, o marido é Ryan, policial, o filho não cometeu crime nenhum e ela logo esquece de tudo que aconteceu (baseado levemente na “força histérica” (o que achei genial)
  • E tudo que aconteceu com a Jen logo no primeiro capítulo, na virada do horário de verão, acontece com uma conhecida dela (que apareceu na história), e é o filho dela Conor quem cometeu o crime

O que eu entendi: a vida paralela da Jen onde o marido mentiu a vida toda e o filho cometeu o crime deixou de ser vivida quando ela volta no tempo pra entender toda a história. Voltando e descobrindo a verdade ela altera o passado e acorda na vida que era para ter sido, o marido policial e o sequestro impedido. Clio (namorada de Todd na “vida errada”) era a bebê sequestrada na vida paralela, que se torna Eve, e é namorada de Todd. Ou seja, duas linhas do tempo!

Parece complexo mas vai por mim, faz total sentido lendo!

Me conta aqui embaixo se você entendeu o mesmo que eu.

Lugar errado, hora errada de Gillian McAllister

Sinopse:

São quase duas da manhã na véspera do dia das Bruxas e Todd ainda não chegou em casa, testando os limites do horário estabelecido pela mãe. A preocupação de Jen diminui assim que, da janela, ela vê o filho apontar ao longe na rua escura. Mas seu alívio dura pouco. O pânico toma conta quando ela testemunha o filho esfaqueando um completo estranho.

Ela não sabe quem é a vítima nem por que Todd cometeu um ato de violência tão devastador. Tudo que ela sabe é que a vida de Todd, e a sua, sofreu um grande abalo.

Depois que o filho é preso, Jen volta para casa e, em meio ao desespero, pega no sono. Mas, quando acorda… está no dia anterior. O crime ainda não aconteceu ― e pode haver uma chance de ela impedir que aconteça. Todo dia de manhã, quando Jen acorda, está cada vez mais no passado; primeiro, algumas semanas antes do assassinato, depois, alguns anos antes dele. Quanto tempo Jen levará para encontrar o gatilho para o crime terrível cometido por Todd e impedir que ele aconteça?

Uma história sobre o amor de uma mãe e os sacrifícios que é capaz de fazer por um filho, num thriller com uma reviravolta brilhante, Lugar errado, hora errada é um livro sem igual que implora para ser lido de um só fôlego.

Ficha técnica:

spoiler de Lugar errado hora errada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *