Ao contrário da maioria das biografias de atores, cantores ou pessoas famosas, onde são narrados fatos que afastam o leitor de toda a jornada, no livro de Viola Davis encontramos momentos que todo mundo já viveu em algum momento. Nem sempre felizes… Em Busca de Mim é o relato de uma mulher que passou por poucas e boas na vida.
Impactante desde a primeira frase, Viola Davis voltou a sua infância, quando tinha oito anos de idade, para resgatar a garotinha que vivia de um jeito miserável, em um apartamento caindo aos pedaços e com risco iminente de literalmente pegar fogo. Passando por privações, bullying, racismo e outros tantos abusos, Viola e suas irmãs tentavam seguir um dia de cada vez, sem a menor esperança de que as coisas iam mudar um dia.
E como alguém que admira muito a atriz, tendo meu primeiro contato real com um de seus trabalhos na série How to get away with a murderer, e tendo sido muito impacta na época, pensei que não existisse nenhum empecilho ou nada em sua vida que a tivesse impedido de chegar onde está hoje.
Por isso, me mantive tranquila nas primeiras páginas em Em busca de mim, esperando que os sofrimentos enfrentados pela garotinha logo passariam e eu logo estaria lendo sobre glamour, como os prêmios que ela ganhou, tapete vermelho e atuação. Qual não foi a minha surpresa quando, conforme a narrativa ia avançando — por sinal de forma belamente escrita — quando a garotinha cresceu e, ao contrário do que eu imaginava ser possível sua vida só piorou.
“Trabalhar duro é ótimo quando se é motivado por paixão, amor e entusiasmo. Mas trabalhar duro motivado por privação não é nada agradável.”
Enquanto estamos lendo, não só o fato da escrita ser muito rica, afinal, quem melhor pra contar sua história do que vocês mesma, certo? Eu me senti sentada em um sofá, ouvindo seu relato brutal, enquanto tomava um cafezinho e tentava disfarçar o fato de que eu não tinha palavras para aquela história.
Saber que enquanto atuava em How to gey away with a murderer, Viola Davis estava prestes a desistir de tudo, já tendo inclusive contracenado e convivido com Meryl Streep, ao mesmo tempo me impactou e deu conforto. Foi então que entendi que essa não é uma história de glamour ou sobre fama, e sim de Viola Davis como ser humano, despida de qualquer tipo de “encantamento”, o que encontro na maioria de biografias que mais afastam o leitor do que aproximam.
Essa é a história de como Viola precisou encarar o passado e deixar para trás certos fardos que carregou até muito recentemente, para conseguir elevar a si mesma e despertar todo o seu potencial (não que ela já não fosse gigante). Me peguei embargada em vários momentos, sabendo bem como é passar por algumas situações que ela viveu junto com suas irmãs e o resto da família. Me senti feliz e aliviada por ela ter encontrado uma maneira de se livrar de toda a dor, e isso também trás uma certa esperança.
“Se eu tivesse que criar uma fábula sobre a minha vida, uma fantasia, diria que me vejo enfim encontrando a Deus, falando embolado, chorando, agradecendo ao Todo-Poderoso pelas honras, (…) E posso ver nitidamente o rosto do Senhor olhando, aceitando-me, e dizendo: “Você nunca me agradeceu por criá-la como VOCÊ É.”
De modo algum esse livro é sobre motivação ou auto ajuda, mas sim uma conversa sincera, de maneira bem direta, sobre os demônios que nos assombram, e como você pode ter a chance de fazer a escolha e seguir em frente. O livro quebrou a parede que existia em eu, leitora, e Viola Davis, atriz, e me colocou frente a frente com alguém real, um ser humano. E após terminar a leitura, me senti próxima da mulher que ela é hoje e fiquei feliz por Viola não fazer distinção nenhuma entre quem ela se tornou e quem eu sou. Ou seja, eu teria tranquilidade de me aproximar dela e conversar, diferente de outros artistas que se colocam em um lugar diferente da maioria dos seres humanos na Terra.
Muito além de sentir empatia, durante a narrativa de Em busca de mim você vai percorrer junto com Viola Davis momentos da sua vida onde ela se viu em um beco sem saída e na época não conseguir nem mesmo sair do beco. E depois que decidiu parar de fugir do passado e o abraçar, sem deixar que interferisse no presente, tudo começou mudar.
“Mas essa é a jornada. A única arma que tenho para superar tudo é o perdão. É desistir de toda a esperança de um passado diferente.”
Não existe “conclusão” óbvia e nem um momento onde eu tenha pensado que esse livro ficou ruim, afinal, se trata da vida de alguém, então não é interessante julgar, mas posso dizer que admirei Viola Davis da primeira página até a última, sendo que na última eu já queria levantar e aplaudir de pé! Claro, que sendo uma EGOT (pessoa que ganhou os prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony) ela está acostumada a ser aclamada, mas nem sempre foi assim, não é curioso? E mesmo assim isso ainda não basta em certos momentos, todos os dias são de luta e prova, como a mesma faz questão de deixar claro em entrevistas, discursos, etc.
Ah, e pra provar que esse livro é mesmo maravilhoso, a própria autora narrou o áudio livro e, adivinha… Ganhou um prêmio pela narração! Então se você prefere ouvir ao invés de ler e tem facilidade com o inglês, está disponível no Audible, plataforma da própria Amazon.
Sinopse:
A internacionalmente aclamada atriz Viola Davis narra em sua biografia, Em busca de mim, tudo o que viveu desde a infância difícil até o estrelato. Nesta biografia você vai conhecer uma garotinha chamada Viola, que fugia de seu passado até tomar a transformadora decisão de parar de fugir para sempre.
Em busca de mim conta a minha história, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorri em busca de propósito e força, mas também para me fazer ser ouvida em um mundo que não me percebia.
Enquanto escrevia Em busca de mim, pensei no quanto nossas histórias nem sempre recebem a devida atenção. São reinventadas para serem encaixadas em um mundo louco, competitivo e crítico. Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar autoaceitação no lugar da vergonha.
Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você.
Em busca de mim é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a mim mesma. Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo.
“Desde a primeira página fica evidente que Viola Davis trará um relato muito mais íntimo e visceral do que a maioria das biografias de celebridades; Em busca de mim passa a sensação de que estamos frente a frente com Viola, conversando sobre sua vida, dificuldades e tudo mais.” – USA Today
“Uma narrativa de tribulações e sucesso… A belíssima escrita de Viola vai inspirar a todos que desejam se livrar de antigos rótulos.” – Los Angeles Times
Se preferir assista o vídeo:
Ficha técnica:
Título: Em busca de mim
Título original: Finding me
Autor (a): Viola Davis
Editora: BestSeller
Número de Páginas: 266
Ano de Publicação: 2022
Compre o livro: Amazon