Se você é o tipo de pessoa que sempre vê o copo meio cheio, ou mesmo está cheio de questões que não sabe como resolver, em relação a trabalho, relacionamentos, amizades, etc – o livro vai te abraçar.
Agora se você já identificou as questões e sabe que na vida nem tudo é como em um livro, ou surta de vez em quando, mas continua tocando o barco, talvez a leitura te estresse um pouco.
E tudo bem, já que o papel da ficção não é ser unânime. Por outro lado, como leitora eu sempre procuro refúgio nos livros e ok quando eles não são muito semelhantes com a realidade. Mas quando se trata de dilemas reais eu espero um pouco mais de realidade no momento da resolução dos conflitos.
Por isso vou começar com os motivos para não ler esse livro:
1) Acho que a maioria das pessoas já teve a vontade de ser dona de um negócio próprio. E encontrou tantos contras somente por começar a pensar que desistiu, ou mesmo começou e quebrou, por que sabemos que não é tão fácil ter um negócio no Brasil…
Mas no livro a personagem principal, Yeongju, não só abre a livraria na qual todos os leitores queriam ir, como cria um verdadeiro paraíso para clientes, funcionários e ela própria!
Chegando ao ponto de colocar seu amor pelos livros acima das vendas quando decide não vender certo tipo de livro… Cá para nós, qual ser humano que pagar contas e precisa sobreviver, sendo dono de um negócio, pode escolher o vai vender ou não com base em opiniões próprias?
Se amor pelos livros fosse o suficiente eu não ficaria com a wish list cheia por que não tenho dinheiro pra comprar todos…
2) É muito comum ter crise de idade, de relacionamento, desfazer amizades, querer largar o trabalho.
Todas essas questões que no fundo sabemos que um simples conselho não vai resolver. Eu já tive essa fase, e ainda vários surtos, e sei muito bem que tudo passa, ou quando passa percebemos que as vezes o problema era muito mais fácil de resolver, ou realmente não tinha uma solução. E a vida é assim, nada é certo e não está ao nosso alcance tentar prever.
Mas os personagens dessa história encontraram um caminho muito rápido, sempre “magicamente” depois de começarem a frequentar a livraria. Eu não diria que eles tem uma construção, até por que o livro tem 272 páginas, então não tem como aprofundar demais. Por isso, mesmo com muitos questionamentos, todos eles decidem que tudo bem, e a partir dali vão viver bem com essas escolhas.
E para não me estender muito, o motivo número 3: quem nunca quis arrumar as malas e dizer “estou indo para a Europa tirar um tempo para pensar em coisas para melhorar minha vida e meu negócio”. Pois é. Em determinado momento da história Yeongju não só faz isso, como também o faz com a maior segurança do mundo já que a livraria está perfeitamente bem cuidada por seus excelentes funcionários e amigos!
Não se engane, eu não estou te convencendo a não ler o livro com base nesses motivos, até por que o objetivo da história, segundo a própria autora em seus agradecimentos é “Queria escrever sobre um lugar para onde vamos quando queremos escapar das obrigações do dia a dia, um local onde não há ninguém nos criticando ou cobrando algo, um refúgio onde podemos descansar, parar e respirar.”
Então se é isso que está buscando você terá um refúgio, uma história aconchegante, com pessoas tentando se encontrar e sendo o melhor que elas conseguem um dia de cada vez.
Acho que é uma boa ideia tentar se levantar do fundo do poço. Nunca se sabe o que pode acontecer, então por que não tentar pelo menos uma vez? Você não tem curiosidade de descobrir o que pode acontecer se você se levantar?"
E os motivos para você ler baseado nisso, são os seguintes:
1) A primeira metade do livro realmente te abraça. Apresenta personagens com problemas e meio perdidos que dia após dia se dão conta de que sua vida não anda muito boa. E então eles entram na livraria, que é um lugar quase mágico. A Hyunan-Dong parou no tempo e lá os clientes são mais que isso, eles formam parte da loja e são bem-vindos para estar lá, mesmo que nem queiram comprar livros.
Eu senti que estava assistindo ao desenrolar dos acontecimentos e me senti extremamente leve como se eu estivesse sentada no banco e vendo a história ganhar vida ao meu redor; como se o mundo lá fora não existisse!
2) Tem trechos muito marcantes, por que em um determinado momento esses personagens começam a despertar e se dar conta de que a mudança depende deles. Identificar o problema, também. Mas é sempre bom ter uma ajuda externa, e cercado de livros e pessoas boas é ainda melhor. Yengju, Minjun, Mincheol – que é um garotinho deprimido – e Jeongseo – que fica na livraria fazendo crochê o dia todo – percebem que estão na hora de sair na inércia, ou que nem sempre querer ficar na inércia é problema, e sim pressão de todos ao redor.
Esse é um ponto muito positivo por que em algumas passagens o leitor pode encontrar compreensão no dilema de algum desses personagens, que tem problemas muito diferentes, e estão pela primeira vez lidando com eles.
Um deles me cativou mais, e foi o Minjun.
"Minjun percebera uma coisa: quando os personagens caem numa encruzilhada, acabam escolhendo um caminho. E o que move os lmes são essas escolhas. Será que é isso que acontece na nossa vida também? O que nos mobiliza são as nossas decisões. Ao pensar nisso, Minjun se deu conta de que ele não devia desistir de tudo, mas, sim, fazer uma escolha. Ele precisava se afastar do caminho que estava trilhando."
É um livro que eu me identifiquei, mas também achei um pouco idealista demais. E talvez seja por isso que é uma ficção, em nenhum lugar ele promete realidade. Mas me frustrei em alguns momentos pensando: quem me dera se fosse assim.
Não desgostei do livro, mas também não amei a ponto dele ter me transformado. E, claro, não espere grandes momentos de reviravolta, nem romance. Os acontecimentos são internos e pessoais, fazendo os personagens mudarem a direção de sua vida, guiados nem sempre pelo amor por livros, mas a partir do momento que começam a frequentar a livraria.
E então, de que lado você acha que está, dos que vão amar ou não gostar tanto do livro?
Sinopse:
Uma livraria comum num bairro pitoresco poderia passar despercebida. Mas a Livraria Hyunam-dong não é como as outras.
Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.
Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.
Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.
Repleto de diálogos sinceros e profundos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da nossa vida e como os livros são capazes de curar feridas e mudar as pessoas.
Se preferir assista o vídeo:
Ficha técnica:
Título: Bem-vindos à livraria Hyunam-dong
Título original: Welcome to the Hyunam-dong Bookshop
Autor (a): Hwang Bo-Reum
Editora:Intrínseca
Número de Páginas: 272
Ano de Publicação: 2023
Compre o livro: Amazon