fbpx

Lorenna Barcelos Books

A volta da chave, de Ruth Ware

a volta da chave livro resenha ruth ware

Um dos maiores medos da maioria das pessoas, depois de ser enterrado vivo, é ser preso por um crime que não cometeu. Ok, eu confesso, esses medos estão na minha lista de medo, mas já encontrei comentários parecidos e me dei a liberdade de incluir como grandes medos, afinal quem gostaria de ficar mofando na cadeia sabendo que não fez nada? É assim que começa A Volta da Chave.

"Se ela não é culpada, então quem é?"

Rowan Caine encontra-se desesperada, presa, prestes a ser condenada sem nem ao menos conseguir contestar o crime pelo qual foi acusada, na casa onde trabalhava como babá. Sua última esperança é um advogado famoso por resolver crimes impossíveis, já que os dois que fizeram sua “defesa” antes pareciam mais os promotores: pra eles ela era culpada e pronto.

Portanto a mulher não teve chance de contar a história verdadeira para ninguém, ainda… Nossa história começa com as cartas que Rowan vai escrever da prisão contando tudo, desde o início.

A volta da chave tem uma escrita viciante, já que desde o início não existe segredo, um crime foi cometido, alguém morreu e Rowan é a possível culpada. Mas se ela é tão incisiva em dizer pro leitor que tiveram peças soltas, você com certeza vai querer saber o que aconteceu.

Ao contrário da maioria dos thrillers, aqui não temos uma mansão assustadora e sim um plus de casa tecnológica e totalmente moderna + criancinhas bizarras que dão arrepios. Eu particularmente tenho um medo gigante de histórias que tem crianças que não se comportam como tais.

Isso por si só já traria muita tensão a história, mas a casa também é bizarra. Tanta tecnologia pode tanto ajudar, como também trazer muitos problemas. Grande parte dos sustos durante a história tem a ver com essa casa maldita onde tudo é integrado, manual e a todo momento Rowan precisa dar algum comando em voz alta. Eu levo susto as vezes até com a Alexa, não consigo mensurar o pânico que teria sentido no lugar da personagem.

Por isso, cada página é eletrizante. Rowan está acuada, mas precisa dar seu melhor em nome do trabalho. Eu como leitora tive bastante sangue frio (mais ou menos, já que eu não lia a história a noite), e me surpreendeu muito a coragem, por mim ela teria ido embora na primeira semana! Mas Rowan vai te apontando sinais durante a narrativa, te conduzindo ao fim da história de um jeito impossível de largar.

"Alguém nessa casa, alguém ou alguma coisa, estava perseguindo as babás de uma forma deliberada e contínua"

Mesmo assim tem algo incômodo na história dela, um ar de que talvez a personagem esteja escondendo pontos… Até tudo começar a desmoronar.

É muito talentoso da parte da autora Ruth Ware manter o incômodo que fica durante quase a metade da história e depois revelar o por quê, me senti muito esperta, aliás… Também tornou o livro ágil, sem perder tempo com possíveis detalhes que não iam acrescentar em nada.

Realmente chega um ponto que o leitor começa a se perguntar quem “tá doido, eu ou ela? O que eu deixei passar?”, ou mesmo ir para o lado sobrenatural da coisa, impossível descartar.

O final do livro é bem surpreendente, mesmo. Com uma grande reviravolta e que não deixa de ser um pouco triste. Gostei também do leve tom de crítica à casa inteligente, e o leitor se questiona: câmeras ajudam ou tiram a privacidade? Provam alguma coisa ou só atrapalham? Tanta tecnologia as vezes deixa a gente impotente, mecânica, pode até te incriminar…

Indico muito que você leia A volta da chave, eu gostei tanto que já até li outro da autora, e já estou com três na TBR*. Esse é um thriller muito bem escrito, que vai te passar pra trás algumas vezes e dar alguns sustos, claro. Mas a jornada vale a pena.

"Isso, mais do que qualquer coisa que veio depois, foi o momento da volta da chave na fechadura. Foi quando eles souberam"

a volta da chave livro resenha ruth ware

Sinopse:

Rowan Caine está desesperada. Na prisão, ela enfrenta todos os dias o terror do que viveu e do que lhe aguarda caso não consiga provar sua inocência. É por isso que decide escrever para o famoso dr. Wrexham, conhecido entre as detentas como o advogado das causas impossíveis.

O problema é que descrever os acontecimentos que levaram à sua prisão não é uma tarefa nada fácil. Rowan tenta explicar tudo o que aconteceu — desde sua chegada à impressionante Residência Heatherbrae, com o aplicativo que controla as luzes, a geladeira e mesmo as câmeras presentes em cada canto da casa, até as crianças de quem deveria cuidar, muito diferentes da imagem idílica que os patrões de Rowan pintaram durante a contratação.

A cada dia que passa, Rowan se vê mais e mais envolvida na atmosfera sufocante. Sozinha com crianças determinadas a afastá-la, sem ninguém mais com quem contar além do caseiro misterioso, a babá começa a ver e ouvir coisas. Apesar de sua personalidade cética, ela não consegue deixar de se perguntar se os rumores que correm pela vila a respeito de assombrações são verdadeiros…

Um thriller cheio de reviravoltas no estilo impecável de Ruth Ware, A volta da chave vai agradar a fãs de mistério, dos clássicos de Agatha Christie até Garota exemplar, e deixará o leitor na dúvida até literalmente a última página.

Uma magnífica escritora de suspense. Ware é mestra em demonstrar a presença do mal nos momentos mais cotidianos. Henry James ficaria impressionado.” — The Washington Post

“Digamos que você vai terminar o livro querendo arrancar sua Alexa da tomada.” — The New York Times Book Review

“Aterrorizante de verdade! Ruth Ware leva à perfeição a habilidade de criar uma atmosfera assustadora e manter a tensão da narrativa.” — Kirkus Reviews

Assista aos cinco motivos para ler A volta da chave (sem spoiler)

Ficha técnica:

a-volta-da-chave livro resenha

Título: A volta da chave
Título original: The turn of the key
Autor (a): Ruth Ware
Editora: Rocco
Número de Páginas: 383
Ano de Publicação: 2023
Compre o livro: Amazon

  • O que é TBR

A sigla TBR significa To Be Read. Que são os livros que você deseja ler. As TBRs podem ser montadas com a lista do que o leitor deseja ler no mês, semana ou ano. Cada um faz como preferir. Tem o intuito de organizar sua lista de leituras em ordem.

Por exemplo, eu li A volta da chave e na minha TBR (lista) tem mais outros três títulos dessa autora que desejo ler ainda em 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *