Saiba o que acontece no livro de suspense chocante que conta a história de Sally Diamond, uma mulher que não tem memória do seu passado mas todos conhecem sua história.
Como acontece com a maioria dos livros que explodem muito rápido, A estranha Sally Diamond pode parecer só mais uma história de suspense. Mas se engana quem pensa que ele trás mais do mesmo relacionado a histórias de sequestro.
O primeiro grande destaque na história de Liz Nugent é atmosfera que foge totalmente do “padrão estadunidense” de escrever thriller. Aqui o leitor não vai ficar com desesperado e com medo a cada página, e sim fissurado nessa personagem tão incomum que é a Sallly, sem precisar engolir recursos narrativos mirabolantes que fogem do comum na maioria das obras mais americanas.
A história se passa na Irlanda, em um pequeno vilarejo, onde Sally mora com seu pai, bem afastada da das pessoas. Ela também se considera distante social e emocionalmente de todos. Sua jornada tem início quando o pai dela morre e Sally queima seu corpo no celeiro. Tudo isso faz com que ela seja indiciada, mas logo vamos descobrir a razão para ela ter feito o que fez.
Dividido em três partes o livro mostra como uma tragédia pode afetar o passado e o presente de quem o vivenciou e, mais que isso, somos maus ou nos tornamos maus? Nada mais será o mesmo na vida de Sally depois da morte de seu pai e por isso a história tem vários personagens que também são responsáveis por fazer sua vida mudar totalmente.
O livro é chocante, mas não é pesado no sentido de ter cenas muito gráficas ou abuso explícito. Mas trata sim de sequestro, estupro, tortura e suicídio. Tudo isso sem ser pedante ou querer mexer com a mente do leitor a ponto de você se afetar. Enquanto lia eu tive a sensação de que a Sally era alguém próxima, a quem aconteceu uma coisa horrível que ela queria me contar; sem tramoias ou querer esconder nada. Essa personagem é totalmente confiável, e é possível que você sinta muita empatia por ela.
O grande ponto a história para mim não foi descobrir o que aconteceu no passado de Sally Diamond, mas sim observar a questão psicológica por trás de três histórias de vítimas de uma mesma pessoa, todos dentro da mesma família.
Outro grande ponto a favor da narrativa: em nenhum momento a história tenta justificar ou mostrar o ponto de vista do abusador, ele não é personagem principal, e sim o causador da catástrofe. Isso é algo que me incomoda em alguns suspenses, o fato dos autores sempre parecer que estão dando uma explicação que justifique o motivo da maldade. Em A estranha Sally Diamond isso não acontece.
E se não for suficiente, a escrita me ganhou por ser tão ágil e descritiva sem ser cansativa. Passa todos os detalhes mas não torna a história maçante. Eu diria que esse livro pode facilmente ser lido em algumas horas.
E justamente por não ter nada pedante demais, acho que a autora só pecou em querer fazer justamente isso, usar de alguns recursos que já estão batidos e não tornam a história melhor. Como por exemplo cartas sem remetente e personagens colocados aleatoriamente como forma de desviar o foco. O que não precisava, pois esse é justamente o ponto central, ser uma história diferente do que temos no mercado. Mas isso não torna o livro pior, é só uma questão pessoal que fez com que eu tirasse uma estrela da avaliação final.
E falando do final da história, é uma conclusão agridoce que talvez não agrade a todos, mas que é muito real e diz bastante coisa sobre o ser humano. Digamos que enquanto Sally estava vulnerável e dependente, ela encontrou muita ajuda, mas quando se torna independente e age por conta própria todos lhe viram as costas. O que acaba deixando tudo muito triste e fazendo a personagem tão querida regredir muito.
O livro é bem amarrado, tem um bom desenvolvimento e não deixa de citar questões importantes, como o fato de ser mulher trazer um risco imenso desde o nascimento, e no caso de Sally Diamond talvez seja o que a tenha salvado.
Recomendo a leitura e caso queira saber spoilers do que acontece em A estranha Sally Diamond, assista ao meu vídeo no YouTube (e se inscreva no canal).
Sinopse:
Sally Diamond é uma mulher de poucas palavras e de poucos amigos. Ela mora numa casa isolada num vilarejo na Irlanda com o pai adotivo e não gosta muito de socializar. Segundo ele, a filha é “desconectada emocionalmente”. A mente de Sally, apesar de funcionar perfeitamente bem, segue uma lógica muito particular. Ela não tem muitas recordações de quando era criança e leva à risca tudo o que escuta. E é por isso que não consegue entender por que o que fez com o corpo do pai, depois de encontrá-lo morto certa manhã, foi errado. “Quando eu morrer, pode me jogar no lixo”, foi o que ele pediu.
Agora Sally não só é o assunto do momento no vilarejo, como o centro das atenções da imprensa e da polícia. Como se não bastasse toda essa confusão, ela encontra, no escritório do pai, três cartas escritas por ele contando a verdadeira história dela. E o que ela descobre é uma realidade extremamente cruel e violenta, capaz de causar danos irreparáveis em qualquer pessoa.
Porém, com a ajuda de novos amigos, Sally vai, aos poucos, entendendo que sua personalidade foi moldada nos horrores de sua infância. Até o dia em que recebe uma caixa pelo correio, vinda da Nova Zelândia. Dentro dela, há um ursinho de pelúcia, velho, sujo e esfarrapado, que ela reconhece imediatamente. Toby. Aquele brinquedo tinha nome. E era dela. Mas como Sally sabe disso? Quem está acompanhando seus passos do outro lado do mundo? Será que ela pode confiar em todos à sua volta? Por que o novo morador do vilarejo está tão obcecado por ela?
Em A estranha Sally Diamond, Liz Nugent explora os traumas, os conflitos e a idiossincrasias dos personagens para compor a personalidade singular de cada um deles, construindo assim uma narrativa dramática, permeada de suspense e mistério, na qual as revelações são feitas em momentos cruciais da trama. Uma história doentia e imprevisível, cujo quebra-cabeça de atrocidades é muito mais complexo do que se pode imaginar.
Ficha técnica:
Título:A estranha Sally Diamond
Título original: Strange Sally Diamond
Autor (a): Liz Nugent
Editora: Editora Record
Número de Páginas: 392
Ano de Publicação: 2023
Compre o livro: Amazon