fbpx

Lorenna Barcelos Books

A empregada – suspense psicológico com final surpreendente

a empregada livro resenha

A empregada é uma história com suspense psicológico que vai surpreender até os maiores leitores do gênero.

A empregada vem dividindo opiniões. Como sempre aquele livro muita gente ama e muita gente odeia. Eu amei e posso recomendar de olhos fechados pra quem gosta de suspense psicológico

O tipo de livro daqueles que você termina precisando, de qualquer jeito, discutir sobre a história com alguém. Aparentemente durante as primeiras páginas não existe nada além de uma personagem passando por um dilema comum: Millie está a procura de um emprego estável e que a pague bem. O único agravante é que ela não tem a ficha tão limpa. Mas, por incrível que pareça (ou nem tanto assim) ela acaba conseguindo a vaga, e é aí que começa a história.

A narrativa combina vários momentos de muita tensão com algo mais: a todo momento o leitor sente emoções conflitantes com relação aos personagens. Temos Nina, a chefe com problemas de temperamento. Andrew, o marido dos sonhos, um jardineiro gato, uma garotinha bem tensa… Tudo isso, claro, em uma mansão afastada.

Não poderia dar errado. Ou, mais logicamente, tudo dá errado. A empregada é um vira página que mexe com seu psicológico, e você de forma alguma tem como saber para onde a a história está te levando.

Até que acontece algo inesperado, e tudo que já estava nebuloso fica ainda mais instigante, por que o plot twist* dessa história é bem diferente de tudo que já vi, e ao mesmo tempo começo a notar um novo padrão nos thrillers, principalmente vindo de escritoras mulheres! O que, particularmente, estou adorando.

As personagens tem falhas, sim, e em muitos momentos você vai se perguntar “mas o que essa mulher tá pensando?” e se questionar “eu devo confiar nela?”, a dica que eu dou, sendo bem sutil, e como leitora de thriller é: não confie em ninguém, mas preste atenção aos sinais!

Com uma narrativa em primeira pessoa, que depois se alterna entre as personagens Millie e Nina, o livro foi escrito exatamente como precisava ser para o leitor conseguir entender a reviravolta inesperada.

Freida McFadden foi muito sagaz em conduzir dessa maneira, começando do início e caminhando de forma linear, conforme iam sucedendo-se os acontecimentos. Isso culmina em uma leitura rápida, impossível de largar, com capítulos que apresentam novidades e reviravoltas a cada página.

Muito bem escrito, com certeza dá pra ler em uma sentada, você vai devorar esse livro e ficar que nem eu, tipo “eu não acredito que isso aconteceu”, e depois “que legal que isso aconteceu”.

A empregada é um livro único, com final fechado, mas que deixa gancho para uma possível continuação (que inclusive já foi lançada em inglês), mas não exige que você leia o segundo pra ter uma conclusão.

resenha do livro a empregada

Sinopse:

Uma história que vai surpreender até os leitores de suspense mais calejados.

Quem leu A mulher na janela e A garota no trem não vai conseguir colocar este livro de lado até chegar à inacreditável conclusão.

A empregada vendeu mais de 400 mil exemplares e teve os direitos negociados em 33 países.

Todos os dias, Millie limpa a casa de Nina e Andrew Winchester de cima a baixo. Pega a filha deles na escola. Prepara refeições deliciosas para a família toda antes de poder se recolher e enfim comer o próprio jantar, sozinha em seu quarto minúsculo e claustrofóbico no sótão.

Quando Nina passa a sujar todos os cômodos de propósito só para assisti-la limpar, Millie tenta não perder a cabeça. Quando ela conta mentiras perturbadoras sobre a própria filha e tortura psicologicamente o marido, que parece mais e mais fragilizado, Millie tenta ignorar.

Afinal, com seu passado problemático, ela tem mais é que agradecer por ter conseguido esse emprego.

No entanto, ao olhar bem dentro dos lindos e doces olhos de Andrew e ver o sofrimento contido neles, Millie não consegue deixar de imaginar como seria ter a vida de Nina. O closet cheio de roupas, o carro elegante, o marido perfeito.

Logo os Winchesters vão descobrir que não fazem a menor ideia de quem Millie é de verdade. Nem do que ela é capaz de fazer…

Continuação do livro A empregada, O segredo da empregada

NÃO RECOMENDO a continuação, veja o que achei clicando aqui

Assista a resenha de A empregada (com e sem spoiler)

Ficha técnica:

a empregada livro

Título: A empregada
Título original: The Housemaid
Autor (a): Freida McFadden
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 381
Ano de Publicação: 2023
Compre o livro: Amazon

  • O que é Plot twist

Plot twist é uma reviravolta inesperada no enredo da história (filme, série, etc) que muda completamente o resultado final dos acontecimentos.
Por exemplo, quando tudo te leva a crer que o personagem está seguindo para a esquerda, com o plot twist ele começa a seguir para a direita, sem ao menos ter dado sinal disso antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *